O Chimarrão

    

Chamado símbolo do rio grande do sul, porém, ficaria mais apropriado se fosse considerado o produto típico do mercosul, pois nenhum outro produto une tão fortemente como ele os países do mercado do sul.

 

      

A Historia do chimarrão

        

A tradição do chimarrão é antiga. Soldados espanhóis aportaram em cuba, foram ao México ¨capturar ¨os conhecimentos das civilizações Maia e Azteca, e em 1536 chegaram á voz do rio paraguai. No local, impressionados com a fertilidade da terra ás margens do rio, fundaram a primeira cidade da América latina, assncíon  Del  paraguai .

Os desbravadores, nômades por natureza, com saudades de casa e longe de suas mulheres, estavam acostumados a grandes ¨borracheiras¨-porres memoráveis que muitas vezes duravam a noite toda. No dia seguinte, acordavam com uma ressaca proporcional.

Os soldados observaram que tomando o estranho chá de ervas utilizado pelos índios guarany, o dia seguinte ficava bem melhor e a ressaca sumia por completo. Assim, o chimarrão começou a ser transportado pelo Rio de Grande na garupa dos soldados espanhóis.

As margens do Rio Paraguai guardavam uma floresta de taquaras, que eram cortadas pelos soldados na forma de copo. A bomba de chimarrão que se conhece hoje também era feita com um pequeno cano dessas taquaras, com alguns furos na parte inferior e aberta em cima.

Os paraguaios tomam chimarrão em qualquer tipo de cuia.  ¨até me copo de geléia¨. São os únicos que também têm por tradição tomar o chimarrão frio o  tererê , o tererê pode ser toado com gelo e limão, ou utilizando suco de laranja e limonada no lugar da água.

Na Argentina e no Uruguai a erva é triturada, ao contrario do Brasil, onde é socada.

Nos países do prata, a erva é mais forte, amarga, recomendada para quem sofre de problemas no fígado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.atualtec.com/portfolio

Veja outros clientes Atualtec em http://www.atualtec.com/portfolio

ATUALTEC é a empresa criadora dos sistemas DOT-CARD.COM e ATUALCARD